APLICAÇÃO DE RCD PARA UTILIZAÇÃO EM PAVIMENTAÇÃO
Resumo
A quantidade de resíduos de construção e demolição (RCD) gerada em nível mundial e local é signifi cativa, e o incremento de volume é cada vez maior, devido a fenomenos como: a construção de novos edifi cios e estruturas; demolição de edifícios que chegaram ao fi m de sua vida útil; reforma de estruturas para cumprir com novas necessidades e fenômenos naturais, como terremotos e enchentes. Oikonomou (2005) ressalta que os materiais de construção são muito signifi cativos em nossa vida, considerando que, em 90% do tempo, estamos dentro de edifícios ou infraestruturas (rodovias, estradas, pontes, barragens, etc.). Isso faz com que a construção seja responsável por utilizar, pelo menos, 50% de materiais primários da natureza, o consumo de 40% da energia total produzida e a produção de 50% de lixo das cidades. A construção cívil é reconhecida como uma das mais importantes atividades para o desenvolvimento de qualquer país, porém é uma grande geradora de impactos ambientais, devido ao intenso consumo de matéria-prima, à modifi cação da paisagem e à grande geração de resíduos (DELONGUI et al., 2010).
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).