ARBORIZAÇÃO NAS CIDADES
Resumo
A população atual, a maioria, reside em cidades de forma muito condensada, concentração que tende a crescer cada vez mais, modifi cando, com o passar dos tempos, o sistema natural que ali existia, antes da grande expansão do centro urbano. A rapidez com que se deu a expansão das cidades, principalmente nas últimas décadas, não possibilitou um planejamento adequado de ocupação do solo, causando uma impermeabilização de um vasto território, em que a terra foi substituída por pavimentações e construções, ocasionando e redução de cobertura vegetal e aumentando a poluição sonora e visual, e mudando drasticamente a temperatura do ambiente. Em contrapartida, esse processo de urbanização é irreversível, haja vista a tendência de que cada vez mais as pessoas saiam do campo em busca dos grandes centros, restando apenas a opção de adaptar o ambiente urbano, tornando-o, assim, de forma mais próxima ao natural, para que se agrida menos o meio em que a cidade de insere e que sua população possa usufruir de uma qualidade de vida melhor. É nesse momento que entra em cena a arborização em grandes e pequenos centros urbanos.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).