AS APRENDIZAGENS DOCENTES CONSTRUÍDAS DURAÇÃO ATUAÇÃO COMO BOLSISTAS DO PROJETO MÃO AMIGA CAPES/PIBID NO PROCESSO FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESPAR

Autores

  • Grasiela Pereira da Silvade Castilhos
  • Elaine Maria Bunhak
  • Rozinei Cardoso Kranholt

Resumo

As instituições formadoras de profi ssionais docentes se encontram em um momento importante de refl exões a respeito das constantes e recentes transformações no mundo de trabalho e, mais especifi camente, na área em que o conhecimento e a informação são a base de sustentação das transformações que agora ocorrem. As discussões sobre a formação inicial de professores, em especial no curso de Pedagogia, apresentam grande relevância na busca por novas orientações para o processo formativo dos licenciados, uma vez que apontam para a necessidade de se repensar esse processo, que é insufi ciente em contemplar, aos futuros professores, uma formação sólida e adequada à realidade escolar. No entanto, se queremos saber como realizar uma prática docente com efi ciência, o procedimento mais recomendado consiste em aprender não só na teoria, mas também com aqueles que efetuam esse trabalho e, no caso do magistério, não poderia ser diferente. Tardif (2002) relata que somos obrigados a concluir que o principal desafi o para a formação de professores, nos próximos anos, será o de abrir um espaço maior para os conhecimentos práticos dentro do próprio currículo.

Edição

Seção

Painel