AS POSSIBILIDADES DE FORMAÇÃO AMPLIADAS PELO PIBID/CAPES: REFLEXÕES SOBRE O TRABALHO DO SUPERVISOR

Autores

  • Roseli Vergopolan
  • Adriane Elisa Dombrowski

Resumo

O professor da educação básica brasileiro estava habitualmente preocupado em atividades como planejar e cumprir com suas ações docentes, durante muitos anos, no entanto, com a imersão dos subprojetos do PIBID, essa realidade mudou, uma vez que possibilitou a muitos professores a possibilidade de retomar seus estudos, pesquisa e orientar a integração dos acadêmicos no contexto escolar. Dessa forma, neste estudo, destacamos o trabalho pedagógico do supervisor pibidiano lócus de aprendizagens intensas. Por isso, a atuação do supervisor bolsista é de grande importância, pois ele é o elo entre o projeto, os acadêmicos, a coordenação e a Universidade. O subprojeto Mão Amiga tem como objetivo sanar as difi culdades de aprendizagem, faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES/PIBID) do curso de Pedagogia, desenvolvido pela UNESPAR, campus de União da Vitória, em parceria com a Rede Municipal de Ensino. Este texto se propõe a discutir a relação das escolas parceiras com o subprojeto, destacando a disponibilidade física e pedagógica da parceria fi rmada.

Edição

Seção

Painel