AUTONOMIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE: ATUAÇÃO DAS ACADÊMICAS BOLSISTAS DO PROJETO MÃO AMIGA CAPES/PIBID

Autores

  • Ana Cristina Camargo
  • Eliza Franciele Padilha

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido a partir das experiências proporcionadas pelo Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, realizado no curso de Pedagogia na Universidade Estadual do Paraná, campus União da Vitória. O Projeto tem como objetivo contribuir para a formação inicial de docentes, atuando em escolas do município, trabalhando de forma lúdica as difi culdades de aprendizagem apresentadas pelas crianças que frequentam o Projeto. Mediante o ingresso e atuação no Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID, desde março de 2014, constata-se o desenvolvimento da autonomia, como um dos aspectos que contribuem para a formação docente inicial. Para Freire (2008), a autonomia é um processo centrado em experiências estimuladoras de decisão e responsabilidade.

Edição

Seção

Painel