DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO MÃO AMIGA - CAPES/PIBID NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESPAR/UV
Resumo
Em um contexto histórico, quando o homem constatou que “ninguém escapa da educação”, conforme ensina Brandão (2007, p. 07), a civilização humana criou a escola, um lugar onde se encontra a prática dos saberes docentes e aprendentes de forma sistematizada e intencional. Desse modo, entende-se que a educação, em sentido amplo, pode ser considerada uma das condições fundamentais, pelas quais os indivíduos desenvolvem suas capacidades ontológicas essenciais.
Edição
Seção
Painel
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).