DO IMPRESSO AO DIGITAL: O PROCESSO DE DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO HISTÓRICO DO JORNAL “O COMÉRCIO”
Resumo
Por iniciativa da direção do Grupo Verde Vale de Comunicação iniciou-se, no ano de 2012, em parceria com o Colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná/Campus FAFIUV, a digitalização do acervo histórico do jornal O Comércio. O projeto conta com quatro acadêmicas bolsistas que, diariamente, transformam os jornais impressos em arquivos digitais. O intuito do projeto, além da conservação do material histórico, é dinamizar o acesso à informação para pesquisadores e para a comunidade em geral. O jornal O Comércio foi fundado em Porto União (SC), em 11 de junho de 1931, pelo professor e jornalista Hermínio Milis. Em seu acervo histórico, O Comércio possui edições, a partir de 1932. Os jornais estão organizados em livros, alguns anuais. Até o primeiro semestre de 2014, o projeto conseguiu digitalizar edições de 1932 até o ano de 1959.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).