O CONTEXTO SOCIAL DAS CRIANÇAS QUE APRESENTAM DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS PARTICIPANTES DO PROJETO MÃO AMIGA CAPES/PIBID

Autores

  • Janaíne Eliana Scherer

Resumo

A difi culdade de aprendizagem, tema deste estudo, afeta aproximadamente 15% da população. (JARDIM, 2001). Vários fatores podem estar associados, entre eles pode-se destacar a carência afetiva, econômica e, também, a desestrutura familiar. No contexto escolar, as difi culdades de aprendizagem podem apresentar-se de várias maneiras: podem ser problemas de comportamentos, cognitivos, na área de matemática, linguagem na psicomotricidade, no ritmo, entre outros. Nesse sentido, o presente estudo busca apresentar o contexto social e familiar das crianças, que apresentam difi culdade de aprendizagem, que participam em uma das seis escolas parceiras do Projeto Mão Amiga, do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná- Campus União da Vitória em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, CAPES, por meio do PIBID (Programa Institucional de bolsas de Iniciação a Docência), que contribui para a formação inicial dos acadêmicos do Curso de Pedagogia

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