O PAPEL FORMATIVO DO SUPERVISOR PIBIDIANO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Resumo
O trabalho pedagógico do supervisor pibidiano no contexto escolar é lócus de aprendizagens intensas. Dessa forma, a atuação do supervisor bolsista é de grande importância, pois ele é o elo entre o projeto, os acadêmicos, a coordenação e a Universidade. O subprojeto Mão Amiga tem como objetivo sanar as difi culdades de aprendizagem e faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (CAPES/PIBID) do curso de Pedagogia desenvolvido pela UNESPAR, campus de União da Vitória, em parceria com a Rede Municipal de Ensino. Este texto se propõe a discutir a relação das escolas parceiras com o subprojeto, destacando a disponibilidade física e pedagógica da parceira fi rmada.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).