O USO DA CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA À COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DENTRO DA ATUAÇÃO COMO SUPERVISORA CAPES/PIBID

Autores

  • Ana Paula Dias Romanoski
  • Josimar Mariano Borille
  • Roseli Vergopolan

Resumo

O presente estudo defi ne Difi culdades de Aprendizagem como as difi culdades apresentadas por alguns alunos em assimilar conhecimentos, acarretando, desse modo, défi cits de aprendizagem, ou seja, tudo aquilo que impede o indivíduo, direta ou indiretamente, de acompanhar o processo escolar. Essas difi culdades podem ser oriundas de fatores biológicos, neurológicos, sociais, psicológicos, entre outros, cabendo a comunidade escolar (pais, professores, diretores, pedagogos) um diagnóstico precoce, para que sejam adotadas intervenções adequadas. Uma das maiores indagações desse novo século refere-se ao por que alguns alunos não aprendem? Muito já se escreveu e investigou sobre Difi culdades de Aprendizagem e o insucesso escolar. Muitos pesquisadores e teóricos foram ouvidos acerca do tema, mas o que podemos notar é que as Difi culdades de Aprendizagem representam um dos problemas centrais da Educação contemporânea, tanto por sua complexa defi nição, como pela difi culdade de sua interpretação pelos agentes de ensino.

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