O USO DA CONTRIBUIÇÃO DA NEUROCIÊNCIA À COMPREENSÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DENTRO DA ATUAÇÃO COMO SUPERVISORA CAPES/PIBID
Resumo
O presente estudo defi ne Difi culdades de Aprendizagem como as difi culdades apresentadas por alguns alunos em assimilar conhecimentos, acarretando, desse modo, défi cits de aprendizagem, ou seja, tudo aquilo que impede o indivíduo, direta ou indiretamente, de acompanhar o processo escolar. Essas difi culdades podem ser oriundas de fatores biológicos, neurológicos, sociais, psicológicos, entre outros, cabendo a comunidade escolar (pais, professores, diretores, pedagogos) um diagnóstico precoce, para que sejam adotadas intervenções adequadas. Uma das maiores indagações desse novo século refere-se ao por que alguns alunos não aprendem? Muito já se escreveu e investigou sobre Difi culdades de Aprendizagem e o insucesso escolar. Muitos pesquisadores e teóricos foram ouvidos acerca do tema, mas o que podemos notar é que as Difi culdades de Aprendizagem representam um dos problemas centrais da Educação contemporânea, tanto por sua complexa defi nição, como pela difi culdade de sua interpretação pelos agentes de ensino.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).