O VIDRO NA ARQUITETURA DAS EDIFICAÇÔES
Resumo
Arquitetura refere-se à arte ou técnica de projetar espaços organizados e criativos para abrigar os diferentes tipos de atividades humanas. O vidro é um material largamente utilizado na construção civil, tanto na arquitetura como na estrutura das edifi cações, na forma de fi bra de vidro. Alguns historiadores julgam que o primeiro vidro produzido pelo homem veio da Síria, aproximadamente 3000 a.C. Sabe-se, com certeza, que em 1400 a.C. os egípcios produziram vasos, enfeites e outros objetos similares. Desde essa época foram amplamente utilizados, destacando-se nas diferentes utilizações arquitetônicas. No século XX, as pesquisas sobre suas propriedades físicas e químicas possibilitaram novos tipos de vidros e novas indústrias, que nos dão uma ampla variedade de escolha para os diferentes usos. A tecnologia de produção e benefi ciamento do vidro plano tem permitido que os desafi os dos complexos e arrojados projetos dos profi ssionais da arquitetura e decoração sejam reproduzidos com garantia de segurança, proteção, economia de energia, controle da luz, controle térmico e controle acústico, além de formas harmoniosas e variadas.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).