PAVIMENTAÇÃO PERMEÁVEL, UMA SOLUÇÃO PARA DRENAGEM URBANA
Resumo
Um dos principais impactos causados pelo desenvolvimento de uma área urbana está ligado ao aumento das superfícies impermeáveis e os problemas referentes ao sistema hidrológico (POLASTRE; SANTOS, 2006). Em áreas urbanas densamente ocupadas, as superfícies destinadas ao sistema viário e às áreas de estacionamento ocupam espaços consideráveis, chegando a 30% da área da bacia de drenagem. A utilização de pavimentos permeáveis contribui para a diminuição do escoamento superfi cial e para problemas de inundações urbanas (MOTA et al, 2013). A utilização de pavimentos permeáveis consiste em aplicar materiais que permitam a infi ltração da água no solo, diminuindo o volume de água superfi cial, diminuindo assim, incidentes, como alagamentos e enchentes. Podem ser utilizados como via para pedestres, estacionamentos e para tráfego de veículos, ou seja, todo tipo de pavimento. Esses pavimentos podem reduzir o escoamento superfi cial em até 100%, dependendo da intensidade da chuva e do material utilizado, retardando a chegada da água ao subleito reduzindo a erosão. A camada de base granular ainda funciona como um fi ltro para a água da chuva, reduzindo a sua contaminação (MARCHIONI; SILVA, 2011). Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfi ca em livros e artigos sobre os conceitos de pavimentação permeável, seus diversos tipos, assim como suas vantagens e desvantagens sobre os pavimentos convencionais impermeáveis utilizados nos dias de hoje.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).