PROJETO MÃO AMIGA CAPES/PIBID À LUZ DA TEORIA DE HENRI WALLON: ENTREMEIOS REFLEXIVOS SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA ATRELADA AO TRABALHO COM AS EMOÇÕES

Autores

  • Dulcimara Tomki
  • Viviane Vieira Martins

Resumo

O teórico Henri Wallon demonstra, em seus estudos, a seriedade que consiste a indissociabilidade entre os aspectos afetivos e cognitivos. Por meio disso, intencionou mostrar a necessidade de olhar a criança de maneira integral e não como se sua constituição como indivíduo ocorresse de modo fragmentado. Tendo consciência da relevância que apresenta a indissociabilidade entre os campos afetivo e cognitivo, no processo de aprendizagem, busca-se o aprofundamento nessa área, para que se amplie a compreensão a respeito das infl uências que as emoções possuem no desenvolvimento do psiquismo humano. Logo, esse estudo tem sua gênese atrelada às indagações acerca das possíveis articulações pedagógicas, no trabalho com crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sobretudo, as que apresentam difi culdade de aprendizagem e que, atualmente, são atendidas pelo subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID.

Edição

Seção

Painel