PROPOSTA DE MANUAL ORIENTADOR PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS HIDROSSANITÁRIOS
Resumo
O projeto hidrossanitário consiste na elaboração, após estudo prévio, de toda a parte de alimentação de água potável, tratamento de dejetos de esgoto e tratamento de águas pluviais de uma edifi cação. A elaboração desse projeto deve estar pautada e atender a inúmeras normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (NBR 05626 - 1998; NBR 07198 - 1993; NBR 08160 - 1999; NBR 10844 - 1989; NBR 13969 -1996). Além disto, deve-se atender às demais legislações pertinentes, tais como o Plano Diretor Municipal e o Código de Obras Municipal e aos parâmetros que garantam a qualidade e funcionalidade do empreendimento, no que diz respeito às interligações aos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitários existentes em cada região. Cabe ressaltar ainda que, para a melhor execução do projeto hidrossanitário, tal como o arquitetônico, o elétrico e o estrutural, deve-se, antes de tudo, analisar com cautela toda a topografi a do terreno, seus caimentos, entre outros, pois isso implica em facilidades executivas e, muitas vezes, redução de custos adicionais.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).