RISCO OCUPACIONAL EM FUMICULTORES, RELATIVO À INTOXICAÇÃO CUTÂNEA POR NICOTINA
Resumo
O cultivo de tabaco (Nicotiana tabacum L.) é uma importante fonte de renda para produtores familiares da região sul do Brasil, pois não necessita de áreas extensas para gerar renda e pode ser cultivado em terrenos de topografi a que impede a utilização de máquinas agrícolas. Atualmente a região sul brasileira é responsável por 97% da produção nacional, que é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a China (FASSA, et al. 2013). O tabaco é uma cultura que, de acordo com inúmeros estudos, é uma atividade de grande risco para a saúde dos trabalhadores no ramo. De acordo com Cunico (2013), a saúde do trabalhador é infl uenciada por vários fatores, como os sociais, tecnológicos, econômicos e organizacionais, que estão relacionados ao perfi l de produção e consumo, além de riscos de natureza física, química, biológica, mecânica e ergonômica, que estão presentes no ambiente de trabalho. Os riscos ocupacionais afetam a saúde do trabalhador, deixando-o exposto a acidentes de trabalho e ao adoecimento.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).