TRATAMENTO DO PINUS E DO EUCALIPTO EM AUTOCLAVE
Resumo
Com a alavancagem da indústria da construção civil no país e, por consequência, o aumento desenfreado do uso da madeira, além da diminuição das reservas de madeiras mais nobres, tornou-se necessário buscar por opções sustentáveis e que, ao mesmo tempo, não implicassem em uma baixa muito grande na qualidade do produto fi nal. Nesse contexto, o tratamento de madeiras plantadas de forma comercial (como o pinus e o eucalipto) mostrou-se uma boa solução para a questão, uma vez que esse tipo de árvore se renova em menor tempo, há grande disponibilidade de matéria-prima e, sendo proveniente de refl orestamento, poupa as matas nativas. Junto de tudo isso, acrescenta-se que a madeira tratada tem sua resistência aumentada e sua vida útil expandida para até vinte anos, dessa forma não há sacrifício da boa qualidade em face da sustentabilidade.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).