UTILIZAÇÃO DA BACTÉRIA MODIFICADA ADVINDA DA BACILLUS SUBTILIS PARA CORRIGIR PEQUENAS FISSURAS E TRINCAS EM ESTRUTURAS E PLACAS DE CONCRETO
Resumo
Rachaduras são fenômenos que comprometem a instabilidade e elegância da estrutura de uma edifi cação. Como consequência, a única solução seria a reforma das estruturas com trincas existentes, aumentando o impacto ambiental, isso porque aumenta a emissão de dióxido de carbono que são provenientes da produção de concreto, além do aumento dos custos. Tendo em vista a necessidade premente de melhoria da qualidade da estrutura de edifi cações, especifi cadamente do concreto que, com a ação do tempo, se trinca, pesquisadores desenvolveram uma espécie de bactérias, que, modifi cadas, podem consertar rachaduras no concreto. Elas penetram e preenchem as lacunas com uma cola da mesma resistência do concreto. As bactérias alteradas pelos pesquisadores se chama Bacillus Subtilis e é comumente encontrada no solo.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).