A INFLUÊNCIA DO FUTSAL NO DESENVOLVIMENTO DA VELOCIDADE DE ALUNOS DA ESCOLINHA MUNICIPAL DE TREINAMENTO DO MUNICÍPIO DE CRUZ MACHADO-PR
Resumo
Velocidade é a capacidade que um atleta tem para realizar ações motoras, no mínimo intervalo de tempo. O futsal é um jogo muito dinâmico, por isso exige de seus participantes um boa velocidade, para realizar as jogadas tanto de ataque como de defesa. Portanto o presente estudo busca saber se a velocidade pode ser aperfeiçoada, somente com o treinamento de futsal aplicado de maneira correta. Tubino (2003) diz que o treinamento desportivo é um conjunto de atividades que busca desenvolver e aperfeiçoar qualidades físicas e mentais de uma pessoa ou de um atleta, desenvolvendo exercícios de acordo com a característica de cada um. Para Bompa (2005), a velocidade é uma capacidade inata do ser humano, ou seja, é a capacidade de o ser humano realizar qualquer atividade, em um curto espaço de tempo. Grande parte dessa capacidade é determinado pela genética, isso não signifi ca que a relação velocidade e genética seja um fator limitante, pois os atletas podem melhorar a sua capacidade de velocidade mediante de treinamentos.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).