BOMBA FLUIDODINÂMICA – BOMBA HIDRÁULICA DE ARÍETE
Resumo
A bomba hidráulica de aríete ou bomba carneiro foi inventada no ano de 1722 por John Whitehurst, porém necessitava de um operador para fazê-la funcionar. A automatização da bomba veio por meio dos irmãos franceses Montgolfier. O nome aríete surgiu porque na Idade Média havia um instrumento de guerra também chamado aríete, que era constituído por uma tora de madeira reforçada e com uma cabeça de carneiro de metal em uma de suas extremidades. Essa arma era movida ritmicamente por soldados e era usada para golpear e derrubar portões ou muros de fortalezas. A relação entre a arma aríete e o aríete hidráulico vem justamente do fato de que a arma era usada para dar golpes e quando a água escoa, devido à gravidade, por um cano, e sofre uma interrupção brusca, que provoca um golpe.
Publicado
Versões
- 2017-08-24 (1)
- 2017-08-24 (1)
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).