APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA: ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAIS E ROYALTIES DO PETRÓLEO
Resumo
Entre os muitos e complexos desafi os da administração de um estado ou de um município, está a forma como é realizado o direcionamento dos recursos econômicos, tendo em vista a melhoria, ampliação e modernização dos padrões sociais. O maior desafi o da administração municipal de projetar tendências futuras, traçar e operacionalizar estratégias de sobrevivência, alocando, da forma mais efi ciente e efi caz possível, os recursos que estão à disposição. Os royalties são ressarcimentos fi nanceiros pagos aos estados e municípios que realizam atividades de exploração de recursos naturais, pois, em muitos processos, há uma grande perda em área municipal, bem como pode ocorrer a degradação ambiental. “No caso brasileiro, os royalties do petróleo são uma compensação fi nanceira devida ao Estado pelas empresas que exploram e produzem petróleo e gás natural. É uma remuneração à sociedade pela exploração desses recursos, que são escassos e não renováveis.” (ANP, 2001). Utilizando-se dados do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA), do Instituto Brasileiro de Geografi a e Estatística (IBGE) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP), foram coletados indicadores sociais de 37 municípios que mais receberam royalties, entre os anos de 2000 a 2013, tendo como comparativo, os mesmos indicadores sociais de 26 municípios, de mesmo porte populacional, que não têm direito a essas transferências.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).