AVALIAÇÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA DE UNIÃO DA VITÓRIA - PR
Resumo
A arborização urbana é vista sob diferentes aspectos, sejam eles ecológicos, quando relacionados às espécies vegetais implantadas e à avifauna relacionada, sejam ambientais, quando focados no meio onde um grupo de habitantes convive. Tal é a importância da arborização, que seu estudo como ciência vem crescendo ano após ano. A cobertura vegetal proporcionada pela arborização urbana é considerada uma das medidas de qualidade de vida de uma cidade. Vários índices relacionados à arborização foram desenvolvidos, a fi m de obterem-se parâmetros mensuráveis que orientassem o desenvolvimento dessa atividade nos centros urbanos. Sobre esse aspecto, Dantas e Souza (2004) comentam que as grandes cidades, apresentam condições ambientais, aquém dos padrões desejáveis e que, segundo Rezende (1997), é atribuída à Organização Mundial da Saúde - OMS, a indicação de uma área verde mínima de 12 m2 por habitante. Porém, em face do processo de formação e desenvolvimento, a maior parte das cidades não atinge esse percentual, considerado muito baixo. Bobrowski e Biondi (2012) julgam o planejamento da arborização urbana como atribuição do poder público: a manutenção de padrões estéticos na cena urbana, relacionada à paisagem formada pela arborização de ruas possui interesse difuso, por relacionar-se com a qualidade de vida e com o bem-estar da população. Em função disso, deve ser planejada e conservada pelo poder público, o qual deve regulamentar o sistema de arborização de ruas, para propiciar o equilíbrio ambiental entre as áreas construídas e o ambiente natural alterado. Segundo Milano (1983), citado por Dantas e Souza (2004), o processo de avaliação da arborização de ruas depende da realização de inventários que, em função dos objetivos especifi camente defi nidos, serão fundamentados em diferentes metodologias e poderão apresentar diferentes graus de apreciação. Dantas e Souza (2004) citam Milano (1988), e comentam que a realização do inventário quantitativo da arborização pública permite defi nir e mapear com precisão a população total de árvores de ruas para fi ns de inventário qualitativo, além da identifi cação da composição real da arborização, entre outros aspectos. Esses dados possibilitam a identifi cação do índice de área verde da cidade, a partir da arborização de ruas.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).