ENSINO DE ARTE, PORTFÓLIOS E CIDADE

Autores

  • Ana Inez Kienen Schreiner

Resumo

O presente trabalho, ENSINO DE ARTE, PORTFÓLIOS E CIDADE, é uma síntese do artigo, intitulado Portfólios sobre cidade: uma discussão sobre o Ensino de Arte. Nasceu da pesquisa, implementação e análise de uma intervenção pedagógica desenvolvida no Programa de formação docente conhecido como PDE. O tema, eixo que norteou as práticas e discussões foi ‘cidade’, por seu caráter múltiplo. O estudo tratou de investigar em que medida um roteiro de produção e procedimentos artísticos, da fotografia ao desenho e à gravura, pode contribuir para a percepção de alunos do 9º ano, do Ensino Fundamental, sobre a cidade, com ênfase em sua dimensão plástica, e presente na configuração formal do desenho das arquiteturas. O objetivo geral propôs construir portfólios de memórias com imagens e textos sobre a cidade. No contexto escolar, foi observado que em sala de aula há, entre os alunos, pouco conhecimento sobre gravura, dificuldades na representação gráfica, embora exista interesse em fotografia. Os trabalhos foram desenvolvidos com as cinco turmas do 9º ano do Ensino Fundamental da rede pública. A abordagem iniciou com a proposta pedagógica e, para despertar as percepções e aprofundar conhecimentos, foi previsto um percurso a pé para fotografar a cidade e observar a arquitetura, relacionar a história local, estabelecer relações entre o desenho e a fotografia e, por fim, a obtenção das gravuras por meio de um processo intitulado papelogravura (método alternativo para obtenção de gravuras, em que o papelão é utilizado como suporte para a matriz), encerrando com o ajuntamento das produções. Em conversa com os alunos durante o percurso, foram questionados sobre o que seria, afinal, cidade.

Publicado

2017-08-24 — Atualizado em 2017-08-24

Versões

Edição

Seção

Comunicação Oral