ENXERTO GENGIVAL LIVRE ASSOCIADO A FRENECTOMIA LABIAL NO PREPARO DO REBORDO EDÊNTULO PARA CONFECÇÃO DE PRÓTESE TOTAL SUPERIOR

  • Willian Costa
  • Willian Weber

Resumo

Ainda em pleno século XXI é comum nos depararmos com pacientes necessitando da reposição parcial ou total de dentes perdidos. Uma avaliação minuciosa dos tecidos de suporte remanescentes é necessária, assim como um correto plano de tratamento. Alguns pacientes apresentam modificações da crista óssea ou do tecido mole que requerem tratamento cirúrgico prévio à instalação da prótese, com o objetivo de melhorar a retenção da prótese e a sua correta adaptação. Ao conjunto de procedimentos cirúrgicos que visam melhorar o rebordo alveolar para receber uma prótese é dado o nome de cirurgia pré-protética. O objetivo de uma cirurgia pré-protética é deixar a estrutura que vai receber a prótese pronta para a sua adaptação, sendo que são desejáveis algumas caraterísticas tais como: adequada forma da abóbada palatina, ausência de protuberância óssea ou de tecido mole, adequada faixa de mucosa inserida ceratinizada na área de suporte e adequada profundidade de vestíbulo para a extensão da prótese. 
Publicado
2017-08-24
Como Citar
COSTA, Willian; WEBER, Willian. ENXERTO GENGIVAL LIVRE ASSOCIADO A FRENECTOMIA LABIAL NO PREPARO DO REBORDO EDÊNTULO PARA CONFECÇÃO DE PRÓTESE TOTAL SUPERIOR. Enaproc, [S.l.], v. 1, n. 1, ago. 2017. ISSN 2526-6012. Disponível em: <https://periodicos.uniuv.edu.br/enaproc/article/view/315>. Acesso em: 15 out. 2019.
Seção
Comunicação Oral