FORMAS E SISTEMAS DE FUNDAÇÕES
Resumo
As fundações são, de modo geral, elementos estruturais cuja finalidade é transmitir cargas de uma edificação para o solo, sendo essa parte da estrutura subdividida em dois grupos: fundações superficiais e profundas. Para a escolha da fundação mais adequada, o projetista deve obter os dados técnicos referente à topografia do terreno, análises da granulometria do solo, das cargas da edificação e da viabilidade financeira, com um prazo de execução compatível ao projeto estrutural. Entre os levantamentos topográficos deve-se analisar possíveis taludes, encostas no terreno, conhecer as descontinuidades e variações de níveis da sua superfície, características do lençol freático, medição do terreno e conferência com sua documentação.
Publicado
Versões
- 2017-08-24 (1)
- 2017-08-24 (1)
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).