O PRÉ-CONCEITO DO PRECONCEITO
Resumo
Estamos acostumados a nos referirmos àquelas pessoas com as quais estamos bravos e/ou demonstramos ódio para com outras que não gostamos pelo uso de termos como “pobretão”, “gorda”, “veado” e “bicha”, por exemplo. Também julgamos a aparência física de outrem como “parece uma empregada” ou, ainda, “parece um mendigo”, entre outros. Esses termos e esse “ódio” que sentimos vêm de algum lugar, são considerados ofensivos por algum motivo, e são destinados a certos grupos de pessoas por um fator em comum: o pré-conceito. O conteúdo deste projeto, por meio de um livro-reportagem, tem por objetivo analisar esse pré-conceito, mostrando sua raiz histórica, o porquê de existirem, e como ainda são “usados”. Traz histórias de pessoas que viveram e ainda vivem em seu dia a dia casos de discriminação e preconceito, demonstrando como isso influencia e interfere em muitas de suas ações, bem como em sua vivência.
Publicado
Versões
- 2017-08-24 (1)
- 2017-08-24 (1)
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).