ESTUDO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS DE POÇOS ARTESIANOS DOS MUNICÍPIOS DE UNIÃO DA VITÓRIA - PR E PORTO UNIÃO - SC
Resumo
Grande parte da população das cidades de União da Vitória - PR e Porto União - SC - faz uso da água dos poços artesianos. Culturalmente, a população prefere utilizar águas de poços à água fornecida pela Companhia de Abastecimento Público. Isso se deve à crença de que a água subterrânea é isenta de poluentes, ou seja, acredita-se que, por estar confi nada a grandes profundidades essa água é inatingível pela poluição. Entretanto, sabe-se que, com a intensifi cação da urbanização e industrialização, nem mesmo as águas subterrâneas estão livres da contaminação. As águas subterrâneas podem ser atingidas por certas fontes de poluição, como as originadas da agricultura, os lançamentos de efl uentes líquidos, tanto industriais quanto domésticos, e também por cemitérios. Este último, por exemplo, tem o nível de contaminação caracterizado pela profundidade de covas, tipo de solo, drenagem e perímetro urbano. Dessa forma, há o interesse cientifi co para mitigação do impacto ambiental (ALMEIDA et al., 2006).
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).