GINÁSTICA LABORAL NA 3ª IDADE, PARA PREVENÇÃO DAS DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS
Resumo
A ginástica laboral trabalha não só o corpo, como também o cérebro e a mente, estimulando o autoconhecimento do ser humano, assim ampliando a consciência e a autoestima, proporcionando uma melhora no relacionamento consigo mesmo, e com os outros (BALADY, 1999). O grupo das Doenças Crônicas não Transmissíveis compreende doenças cardiovasculares, diabetes, câncer e doenças respiratórias crônicas. Muitas delas têm fatores de risco comuns, e demandam por assistência continuada de serviços e ônus progressivo, na razão direta do envelhecimento dos indivíduos e da população em geral (AZEVEDO; GRANADO, 2013). As DCNTs constituem um subgrupo composto por entidades que se caracterizam por apresentar longo período de latência, tempo de evolução prolongado, etiologia não elucidada totalmente, lesões irreversíveis e complicações que acarretam graus variáveis de incapacidade ou óbito dos acometidos (AZEVEDO; GRANADO, 2013).
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).