MELHORIA CONTINUA DO PROCESSO DE PREPARAÇÃO DE MASSA EM UMA INDÚSTRIA PAPELEIRA: UM ESTUDO SOBRE A PRODUTIVIDADE POR MEIO DE REDUÇÃO DE SET UP DE MÁQUINA
Resumo
O presente estudo foi elaborado com objetivo de melhoria continua, com foco sob a produtividade, reduzindo os set ups de máquina. O processo de preparação de massa, por ser a base da máquina produtora de papel, tem como objetivo estabilizar o fl uxo de produção. Diante disso, as paradas, chamadas neste trabalho de set ups, devem ser reduzidas para aumentar a capacidade produtiva industrial. A presente pesquisa justifi ca-se pela importância de defi nir um processo produtivo sem paradas de máquinas, para isso serão utilizadas ferramentas de gerenciamento de processos, fi rmando-se dessa maneira como instrumento de apoio gerencial. Demonstrando que a redução de set ups pode melhorar a produtividade industrial. É de extrema importância manter as máquinas em operação, pois toda parada não programada é considerada uma perda. O estudo inicia-se com o levantamento das características operacionais do equipamento hidra pulper, responsável por desagregar a matéria -prima. Para o desenvolvimento foi adotada ferramenta de gestão de negócios que, continuamente, altera e incrementa os processos, gerenciamento, tendendo à melhor maneira para se obter os melhores resultados, por meio de repetições sistematizadas, na busca por um processo que melhor se ajuste ao ambiente em estudo. O fl uxo de processo em estudo é considerado estratégico na empresa, pois nesse fl uxo se concentram os principais custos fi xos, sendo produzidos os produtos de melhor valor agregado. Sendo assim, quanto mais produtiva a máquina de papel se tornar, menores serão os custos fi xos, e melhor será a margem de lucro.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).