NARRATIVAS VISUAIS DA GUERRA DO CONTESTADO: A FOTOGRAFIA COMO RECURSO DE COMPREENSÃO ESTÉTICA E HISTÓRICA DO EPISÓDIO
Resumo
Em meados do século XIX e início do século XX, na região Sul do Paraná e no Planalto Norte- Catarinense, instalaram-se milhares de imigrantes europeus, em razão da similaridade geográfi ca e climática com seus países de origem. A Brasil Railway Company, de propriedade do empresário Americano, Percival Farquhar, obtém concessão para exploração e implantação da estrada de ferro que liga São Paulo ao Rio Grande do Sul. Com isso, o Estado cede o direito de explorar os recursos naturais por 50 anos, em 15 quilômetros de cada lado da linha do trem. Em meio a esse contexto, eclode, em 1912, uma das mais importantes guerras civis nacionais: a Guerra do Contestado. Fotografadas por Claro Jansson, as imagens narram sequências de acontecimentos que, por diversas vezes, reúnem características ora jornalísticas ora publicitárias, tal como o documentarismo social do início daquele século. Algumas delas foram agrupadas, constituindo-se como narrativas visuais, de acordo com os conceitos de Peter Burke. A pesquisa trata por meio da análise da imagem qual a relação do fotógrafo e seus referentes, com o contexto social, recorrendo a Pierre Bourdieu, e de que forma a sintaxe visual proposta por Roland Barthes, revisitada por Jorge Pedro Sousa e Boris Kossoy, pode ter contribuído para legitimar as fotografi as de Jansson, como fonte histórica de referência sobre o episódio. Objetiva compreender como podem ter infl uenciado no surgimento de movimentos/tendências da fotografi a de notícia, tendo como pano de fundo esse confl ito belicoso, referenciando-se, ainda, nos conceitos sobre tempo e narrativa de Paul Ricoeur e Marialva Barbosa.Edição
Seção
Comunicação Oral
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).