O CAMPO TEÓRICO E EPISTEMOLÓGICO DA INVESTIGAÇÃO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores

  • Vanessa Campos de Lara Jakimiu

Resumo

Segundo Eyng (2007), “...as políticas educacionais são parte do conjunto das políticas públicas que as englobam, e tratam das questões relativas ao provimento da educação.” (EYNG, 2007, p.44). Por sua vez, as políticas curriculares são parte do conjunto das políticas educacionais e voltam sua atenção para as políticas no que se refere às questões do currículo. (EYNG, 2007). E, considerando que “...o principal modo pelo qual ocorre a intervenção do estado na educação, é por meio das ações que visam produzir mudanças no sistema educacional” (SILVA, 2012, p.38), entende-se que as políticas curriculares atuam no sentido de direcionar as ações na escola. A natureza das políticas tem sua gênese nos tensionamentos (advindos de grupos com diferentes interesses e projetos societários) e acontecem em decorrência da necessidade de mudanças na realidade escolar.

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Seção

Comunicação Oral