PLANO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA DO CÓRREGO GUABIROBA, UNIÃO DA VITÓRIA, PARANÁ
Resumo
Segundo Schirmer et al. (2012), os níveis de poluição dos corpos hídricos estão diretamente relacionados com a saúde e o asseio da população que utiliza desta água para diversos fi ns. Os autores complementam que a supressão da vegetação, o uso indevido do solo e o descarte de esgoto in natura são os fatores que mais contribuem para a degradação dos sistemas hídricos superfi ciais, principalmente, em áreas urbanas. Conforme defi ne Hespanhol (2009), o monitoramento da qualidade da água é o esforço em obter informações quantitativas das características físicas, químicas e biológicas da água, por meio de amostragem estatística. O tipo de informação procurada depende dos objetivos da rede de monitoramento, e esses objetivos variam desde a detecção de violações dos padrões de qualidade do corpo d’água, até a determinação das tendências temporais da qualidade da água. Já a rede de monitoramento é defi nida como a localização espacial (frequência espacial), os pontos de amostragem e, portanto, o projeto da rede de monitoramento signifi ca a defi nição dos pontos de amostragem, da frequência temporal, e duração da amostragem e da seleção das variáveis a serem medidas.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).