PRINCIPAIS TÉCNICAS PARA REBAIXAMENTO DE NIVEL FREÁTICO
Resumo
O rebaixamento do nível freático é uma técnica muito empregada na construção civil, tanto na construção comum, quanto de grande porte, como prédios com subsolo, barragens, túneis, etc. Todo terreno possui um lençol de água no seu subsolo, uns são mais superfi ciais do que outros. Essa água pode atrapalhar a escavação. Quando ocorre essa situação, o rebaixamento é bastante indicado e efi caz, podendo ser temporário ou permanente. Este trabalho visa mostrar o processo de rebaixamento de nível freático, dando ênfase a três principais tipos: ponteiras fi ltrantes, poços profundos, processos a vácuo e, também, drenagem por eletrosmose, drenos verticais de alivio, drenos horizontais profundos, identifi cando a topografi a de local para a melhor utilização. Na maioria dos casos onde se pretende construir abaixo do lençol freático, como no caso de garagens subterrâneas, quando o nível d’agua encontra-se relativamente próximo à superfície, sendo assim é necessário executar o rebaixamento do nível, pelo menos até o fi nal das construções subterrâneas e instalados os devidos sistemas de drenagem e impermeabilização que assegurem a segurança e funcionalidade da estrutura.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).