RESISTÊNCIA DO CONCRETO EM PEQUENAS E MÉDIAS OBRAS
Resumo
surgiu o interesse de pesquisar, com mais afi nco, esse tema. A pesquisa teve início no começo do mês de agosto, e foram abordados os canteiros que estão na fase de concretagem de vigas e pilares, elementos estruturais fundamentais na sustentação e distribuição de cargas, segundo Adão (2010), até então já foram coletadas amostras de três diferentes obras, sendo os processos norteados pela Norma Regulamentadora Brasileira ABNT NBR 5738/2003. A intenção principal é confi rmar, por meio de ensaios laboratoriais, a qualidade dos concretos fabricados in loco, se atendem os valores mínimos de resistência estabelecidos por Norma Regulamentadora n° 6118(2004), e checar como vem sendo dosado o concreto, de maneira racional ou empírica, que, na sua grande maioria, provém de uma dosagem mista, conforme Azevedo (1997). Nessas condições, a pesquisa tem como objetivo caracterizar traços de concreto utilizados nas obras de uma cidade de pequeno porte, localizada na região sul do Paraná. A pesquisa tem grande valia para a região, pois vai identifi car resultados reais, e poder alertar para possíveis erros de execução. O centro universitário de União da Vitória futuramente poderá prestar serviços à região, visto que as construtoras da cidade só encontram esse tipo de prestadora de serviço na capital paranaense.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).