TRABALHO E IDENTIDADE, SEGUNDO KARL MARX, NO SÉCULO XXI
Resumo
Segundo Karl Marx, trabalho é a interação ou transformação da natureza, em prol de um propósito. É por meio dessa transformação que o homem encontra seus valores. “O processo de trabalho, como o apresentamos em seus elementos simples e abstratos, é atividade orientada a um fi m, para produzir valores de uso, apropriação do natural para satisfazer a necessidades humanas [...].” (MARX, 1985a, p.153). Para que o trabalho ganhe sentido, ele precisa estar inteirado com um meio social, ele precisa encontrar um sentido para aquele produto fi nal dentro da sociedade. E, assim, com o passar dos anos, o trabalho deixou de ser um objeto de sofrimento, para ser a identidade do homem dentro do meio em que vive. Engels afi rma que “o trabalho é mais do que o ato de transformar a matéria-prima em riqueza, é o fundamento da vida humana”. Assim, o homem que fabricava móveis fi cou conhecido dentro do seu meio como marceneiro; aquele que construía casas de madeira como carpinteiro, aquele homem que vivia do trabalho da pesca, virou pescador. Criou sua identidade perante as atividades que realizava. Seu produto fi nal deu a ele uma identidade positiva, pois valoriza mais o produto do que a mercadoria fi nalizada.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).