UTILIZAÇÃO DE LÍQUENS COMO BIOINDICADORES DA QUALIDADE DO AR NA REGIÃO SUL DO BRASIL
Resumo
O aumento da população mundial e as consequências que podem resultar desse processo são uma das maiores preocupações atuais. Entre algumas das consequências estão o aumento do consumo de alimentos, a quantidade de resíduos gerados, o crescimento desordenado de construções civis, entre outros, podendo assim causar grandes impactos no ambiente. Entre as diversas poluições e impactos que são causados pela ação do ser humano, a que infl uencia na qualidade do ar é uma das que mais gera danos no meio ambiente. Ela ocorre devido à contaminação por diferentes substâncias; uma das principais formas é proveniente da queima de combustíveis fósseis (FREEDMAN, 1995; HAN E NAEHER, 2006). A defi nição para poluente atmosférico se dá como qualquer substância adicionada à atmosfera, em concentrações sufi cientemente altas para causar efeitos mensuráveis nos seres vivos (FREEDMAN, 1995). Esses poluentes atmosféricos podem ser divididos em primários, quando são liberados diretamente das fontes de emissão, como o dióxido de enxofre (SO2), o sulfeto de hidrogênio (H2S), os óxidos de nitrogênio (NOx), a amônia (NH3), o monóxido de carbono (CO), o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) ou poluentes secundários, os quais se formam na atmosfera por meio de reações químicas entre os poluentes primários. Entre estes, destacam-se o peróxido de hidrogênio (H2O2), o ácido sulfúrico (H2SO4), o ácido nítrico (HNO3), o trióxido de enxofre (SO3), os nitratos (NO3 -), os sulfatos (SO4 2-) e o nitrato de peroxiacetila - PAN - (CH3 = OO2NO2), e os dois últimos estão entre os mais prejudiciais aos seres vivos (FREEDMAN, 1995).
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).