A AVALIACÃO NO CONTEXTO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: O USO DO PORTFÓLIO NO PROJETO MÃO AMIGA CAPES/PIBID
Resumo
Compreender e, principalmente, saber trabalhar com alunos que apresentam diversas difi - culdades de aprendizagem são questões que necessitam ser verifi cadas na atualidade escolar. O mote inicial deste trabalho consiste na importância de avaliar de modo correto e coerente o educando, durante todo o processo, de forma a contribuir com o seu próprio desenvolvimento, não tornando a avaliação um mero instrumento que rotule o aluno de incapaz, sem considerar os reais motivos de suas difi culdades e limitações. Nesse sentido, o Projeto Mão Amiga do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná- Campus União da Vitória, em convênio com a Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior, CAPES, por meio do PIBID (Programa Institucional de bolsas de Iniciação a Docência), tem como proposta o trabalho em contraturno, com alunos que apresentam difi culdades em sala de aula e, ao mesmo tempo, contribuir para a formação docente inicial de qualidade das acadêmicas bolsistas, que têm sua atuação assistida e tutelada pela supervisão e coordenação do projeto.
Edição
Seção
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).