DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: A MOTIVAÇÃO COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO ENSINO/APRENDIZAGEM DENTRO DO PROJETO MÃO AMIGA UNESPAR/CAPES/PIBID

Autores

  • Gislaine Aparecida de Castro Chneider
  • Cristiane Salete Mitzko

Resumo

Pretende-se, por meio da presente pesquisa, demonstrar a motivação como ferramenta auxiliadora no processo ensino/aprendizagem, na relação entre docência e prática no projeto Mão Amiga UNESPAR/CAPES/PIBID. Busca-se realizar desde o primeiro contato, um amplo diagnóstico, visando perceber o aluno em todos os seus aspectos: social, psicológico, físico, etc. na tentativa de envolver suas difi culdades de aprendizagem. Nesse sentido, o estudo apresenta como objetivo geral compreender a importância da motivação, no que se refere a aprender, demonstrando a infl uência que a família e a relação professor/aluno exercem no desenvolvimento do ensino/aprendizagem. Concorda-se com Gómez e Terán (2009) quando explicam que as difi culdades de aprendizagem não devem ser confundidas com defi ciência ou incapacidade, pois se referem a um grupo de alunos que não conseguem aprender com os métodos que a maioria das crianças aprendem. Sendo uma situação enfrentada pela criança normal e pela criança com desvio do quadro normal, mas com expectativa e capacidade de aprendizagem em longo prazo. Desde que tenha uma intervenção clara e signifi cativa.

Edição

Seção

Painel