PROJETO DE LEITURA E APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Autores

  • Karen Roberta Cordeiro

Resumo

Constata-se que a leitura envolve a aprendizagem de diferentes habilidades e expressões. Desse modo, o presente estudo baseia-se no “Projeto de leitura”, pensado e desenvolvido pelo subprojeto Mão Amiga CAPES/PIBID, em sua escola parceira Vitória Fernandes. A importância deste projeto está interligada ao estímulo do hábito da leitura das crianças que apresentam difi culdade de aprendizagem. Em um primeiro momento busca-se descrever o projeto propriamente dito; no segundo plano apresentar as discussões teóricas acerca do tema, e, por fi m, as considerações fi nais. Este projeto é composto por uma bolsa; quatro livros; um penal, contendo canetinhas, giz de cera, lápis de cor; um caderno de desenhos para o educando relatar a sua leitura e um chaveiro de ursinho, o qual serve como um mascote. A professora faz o sorteio entre os alunos do Projeto Mão Amiga CAPES/PIBID e o aluno sorteado levará o kit para casa. Na oportunidade, os pais, junto com seus fi lhos, farão a leitura das histórias, e a criança vai relatar o momento que mais gostou do livro. O sorteio é feito todas as quintas-feiras.

Edição

Seção

Painel