A IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E NUTRICIONAL DO MEL E PRODUTOS ORGÂNICOS - ESTUDO DE CASO EMPRESA BREYER E CIA LTDA

Autores

  • Douglas Alvarino Waismann

Resumo

A preocupação com a sustentabilidade, que se observa em todo o mundo, criou um nicho de mercado específi co para os produtos obtidos em consonância com os princípios “verdes”, mercado que vem ocupando, cada vez mais espaço, junto ao mercado tradicional. Apesar disso, é um nicho de mercado pouco conhecido e explorado, até mesmo por uma questão cultural de nossa região (OLIVEIRA; SEABRA, 2006). Além do mel, existem outros produtos orgânicos que podem ser comercializados nesse tipo de empreendimento, como: pólen, geleia real, extrato de própolis e propolina. Todos esses produtos propiciam benefícios para o saúde e para o meio ambiente. Segundo Longhini (2007), a própolis tem diversas ações farmacológicas, destacando-se as ações anti-infl amatória, cicatrizante, antitumoral, antimicrobiana e antifúngica. O estudo de caso será na Breyer e Cia Ltda, empresa tradicional no mercado de produtos apícolas. Está localizada em União da Vitória-PR, entre os Estados do Paraná e Santa Catarina, região rica em fl orestas nativas e água.

Edição

Seção

Comunicação Oral