ESTUDO DA MALHA FERROVIÁRIA DE UNIÃO DA VITÓRIA – PR E PORTO UNIÃO - SC
Resumo
O estudo que aqui se apresenta tem como intuito principal realizar uma análise sobre a história da ferrovia e todos os motivos que levaram praticamente à extinção e a possibilidade de reativação da malha ferroviária de União da Vitória - PR e Porto União - SC, considerando viabilidade, custos, economia para a região e benefícios. O início da construção da ferrovia Itararé–Uruguai foi em 1889, quando João Teixeira Soares obteve a concessão para a construção da estrada de ferro, podendo usufruir dos recursos presentes nas terras marginais à ferrovia, cerca de 30 km para cada lado da linha.
Publicado
2017-08-24 — Atualizado em 2017-08-24
Versões
- 2017-08-24 (1)
- 2017-08-24 (1)
Edição
Seção
Comunicação Oral
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).