Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Diretrizes para Autores

Os trabalhos submetidos devem, preferencialmente, ser escritos em português e não podem ter sido enviados simultaneamente a outro periódico. A ROVI reserva-se todo o direito autoral dos trabalhos publicados.

A ROVI tem publicação semestral e tem o direito de enviar todos os artigos a ela submetidos para um corpo de revisores, totalmente autorizados para decidir pela publicação, ou para devolvê-los aos autores com sugestões e modificações no texto, e/ou para adaptação às regras editoriais da revista.

As datas do recebimento do artigo e de sua aprovação, devem constar na publicação.

Categoria dos artigos

A ROVI aceita artigos inéditos nas seguintes categorias:

Original: trabalhos inéditos objetivando divulgação de resultados experimentais ou conceituais.

Especial: artigos a convite dos editores sobre temas da atualidade.

Revisão: síntese crítica de conhecimentos sobre tema relevante da Odontologia.

Ensaio clínico: trabalho controlado que apliquem técnicas e/ou medicamentos em humanos, contribuindo para a segurança e eficácia de tratamentos ou intervenções contra patologias bucais.

Caso clínico: artigos que apresentem casos que contribuam com o aprimoramento da técnica e do conhecimento odontológico.

Série de casos: relato de vários casos de uma patologia incomum ou do uso de técnica diferenciada para resolução das mesmas.

Pesquisas envolvendo seres vivos

Devem ser acompanhadas da respectiva aprovação do Comitê de Ética da Instituição de origem, ou outro órgão credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde.

Nos experimentos com animais, deve constar aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa em Animais da Instituição de origem, ou outro órgão credenciado junto ao Conselho Nacional de Saúde.

FORMATAÇÃO DOS MANUSCRITOS

Submeta os artigos usando o website: periodicos.uniuv.edu.br

PREPARAÇÃO DO ARTIGO

Deverão ser encaminhados à revista os arquivos:

  1. Página de identificação
  2. Artigo
  3. Ilustrações
  4. Carta de submissão, Declaração de Responsabilidade/Transferência de Direitos Autorais e Declaração de Conflito de Interesse
  5. Cópia do certificado da aprovação em Comitê de Ética (caso necessário)

1. Página de identificação

Deverá conter o título em português e inglês, nomes dos autores, endereço completo do autor correspondente, e-mail de todos os autores, resumo e abstract. Todo o texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo e salvo no formato .doc, preparado em Microsoft Word 2007 ou posterior com margens laterais de 3 cm, superior e inferior com 2,5 cm, e conter um total de no máximo 4. Para unidades de medida, devem ser utilizadas as unidades legais do Sistema Internacional de Medidas. 

  • Título: em português e inglês, sendo este conciso e refletindo os objetivos da pesquisa. Deve ser digitado em caixa alta, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo, com até 50 caracteres em português e inglês.
  • Nomes dos autores por extenso (sem abreviaturas), sendo o sobrenome em caixa alta, nome da instituição em que são afiliados, seguido da respectiva sigla, cidade, estado (sigla) e país (José da SILVA, Centro Universitário de União da Vitória, UNIUV, União da Vitória, Paraná, Brasil). O número máximo de autores é 6, sendo que em trabalhos com mais de 4 autores, deverá ser enviada justificativa, em folha separada, com a descrição da participação de todos os autores, que será analisada pelos editores.
  • Endereço completo do autor correspondente, a quem todas as correspondências devem ser enviadas, incluindo telefone e e-mail.
  • E-mail de todos os autores.
  • Resumo e abstract: devem ser estruturados, em português e inglês, com no mínimo de 150 e máximo de 250 palavras. Eles devem conter: INTRODUÇÃO, MÉTODOS, RESULTADOS e CONCLUSÕES. Não deve apresentar nenhuma abreviação ou referência (citação de autores). Devem ser inseridas de 3 a 5 palavras-chave, em português e em inglês (keywords), conforme orientações do DeCS (http://decs.bvs.br/) e do MeSH (www.nlm.nih.gov/mesh). Deve-se usar ponto e vírgula para separar os descritores/keywords, que devem ter a primeira letra da primeira palavra em letra maiúscula (Endodontia; cisto radicular; hidróxido de cálcio).

 

  1. Artigo

O texto deve ser organizado da seguinte forma: Introdução, Material e Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões, Ilustrações e Tabelas, Agradecimentos e Referências. Todo o texto, deve ser digitado no formato .doc, preparado em Microsoft Word 2007 ou posterior, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço duplo, margens laterais de 3 cm, superior e inferior com 2,5 cm, e conter um total de no máximo 4.000 palavras, incluindo legendas das figuras e das tabelas (sem contar os dados das tabelas), resumo, abstract e referências. Para unidades de medida, devem ser utilizadas as unidades legais do Sistema Internacional de Medidas. 

 2.1. Introdução

Deve ser concisa, ambientando o leitor no tema do estudo, sintetizando o problema, com uma pequena e atualizada revisão de literatura. Em artigos de revisão poderá ser mais extensa. No final deve conter, obrigatoriamente o objetivo do trabalho.

 

2.2. Material e Métodos

Deve apresentar as informações necessárias para permitir a reprodutibilidade do experimento ou o relato detalhado do caso ou série de casos. Deve ser incluída a cidade, estado e país de todos os fabricantes, depois da primeira citação dos produtos, instrumentos, reagentes ou equipamentos (Dentsply Maillefer, Ballaigues, Suíça). Métodos ou técnicas já citadas na literatura devem ser referenciados, exceto se modificações forem realizadas. No final deste tópico, devem ser citados (se houverem, conforme a categoria do trabalho) os métodos estatísticos usados.

 2.3. Resultados

Os resultados devem ser apresentados seguindo mesma sequência apresentada na seção “Material e métodos”, com tabelas, ilustrações, quadros, etc. Utilizar apenas as ilustrações necessárias, não repetindo dados nelas citados, também no texto.

 

2.4. Discussão

Não repetir dados já citados. Discutir os resultados em relação à hipótese sugerida e à literatura atual, concordando ou discordando de outras pesquisas. Destacar e discutir de forma crítica os resultados do estudo, não esquecendo das possíveis limitações.

 2.5. Conclusões

Devem ser coerentes com o que foi proposto, respondendo a hipótese inicialmente levantada. Pode ser apresentada em parágrafos ou itens.

 2.6. Ilustrações e Tabelas

Podem ser usadas no máximo 5 ilustrações. São consideradas como ilustrações: tabelas, quadros, gráficos e imagens. Elas devem ser numeradas consecutivamente em algarismos arábicos segundo a ordem em que aparecem no texto e indicadas ao longo do mesmo, logo após sua primeira citação com as respectivas legendas. As figuras devem estar em cores originais, digitalizadas em formato JPG ou PNG, com no mínimo 300 DPIs de resolução 300dpi, com pelo menos 7 cm de largura. As legendas devem ter clareza e sucintas. Tabelas e quadros devem ser organizados e numeradas da mesma forma que as imagens. A legenda deve ser colocada na parte superior. As notas de rodapé devem ser indicadas por asteriscos e restritas ao mínimo necessário.

 2.7. Agradecimentos

Devem ser dirigidos às pessoas ou organizações que contribuíram de forma direta ou indireta para a realização da pesquisa. Para o(s) auxílio(s) financeiro(s) deve(m) ser citado o(s) nome(s) da(s) organização(ões) de apoio de fomento e o(s) número(s) do(s) processo(s).

 Citação de autores no texto

 A citação dos autores no texto deverá ser numerada consecutivamente, seguindo a ordem em que foram mencionadas a primeira vez no texto, baseadas no estilo Vancouver.

Caso existam mais de dois artigos subsequentes que referenciem o texto, podem ser citados apenas o primeiro e o último, com um hífen entre eles, determinando assim o intervalo.

Ex: The periapical index system (PAI), proposed by Ørstavik et al.,32 is the one most frequently used for evaluating periapical health, although several authors prefer to establish their own criteria.12,16,19,33–37

 

 

  1. Referências

Todas as referências apresentadas devem também ser ordenadas e numeradas na mesma sequência em que aparecem no texto. Citar no máximo 30 referências.

As Referências devem seguir as Normas Vancouver (http://www.nlm.nih.gov/bsd/uniform_requirements.html).

Os títulos dos periódicos devem ser abreviados, sem negrito, itálico ou grifo, de acordo com o Journals Data Base (PubMed) (http://www.ncbi.nlm.nih.gov/nlmcatalog/journals). Para os periódicos nacionais, devem ser seguidas as diretrizes do Portal de Revistas Científicas em Ciências da Saúde da Bireme (http://portal.revistas.bvs.br/?lang=pt).

 

A precisão das referências e a correta citação no texto são responsabilidade expressa do(s) autor(es) do artigo. Citar apenas referências relevantes ao estudo.

Devem ser evitadas como referências, o uso de comunicações pessoais, trabalhos em andamento, artigos in press, resumos, capítulos de livros, dissertações e teses. Quando forem essenciais, devem ser registradas como notas de rodapé, na página do texto em que forem mencionadas.

 

EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS

 

ARTIGOS DE PERIÓDICOS COM ATÉ SEIS AUTORES

Hosoya N, Kurayama H, Iino F, Arai T. Effects of calcium hydroxide on physical and sealing properties of canal sealers. Int Endod J. 2004;37:178-84.

 

Kumar P, Prasad N, Darawade A, Bhagat SK, Narayana N, Darawade P. The Effect of Four Commonly used Root Canal Irrigants on the Removal of Smear Layer: An In-vitro Scanning Electron Microscope Study. J Int Oral Health. 2015 Sep;7(9):88-93.

 

Böttcher DE; Rahde NM; Grecca FS. Calcium hydroxide removal: effectiveness of ultrasonic and manual techniques. Rev. odonto ciênc. 2012;27(2): 152-5.

 

Dürrenberger MB, Handschin S, Conde-Petit B, Escher F. Visualization of Food Structure by Confocal Laser Scanning Microscopy (CLSM). Lebenson Wiss Technol. 2001;34:11-7.

 

ARTIGOS DE PERIÓDICOS COM MAIS DE SEIS AUTORES

Silva EJNL, Carvalho CR, Belladonna FG, Prado MC, Lopes RT, De-Deus G, et al. Micro-CT evaluation of different final irrigation protocols on the removal of hard-tissue debris from isthmus-containing mesial root of mandibular molars. Clin Oral Investig. 2018.

 

 

CAPÍTULO DE LIVRO

Nair PNR. Biology and pathology of apical periodontitis. In: Estrela C. Endodontic Science. São Paulo: Artes Médicas; 2009. v. 1. p. 285-348.

 

CAPÍTULO DE LIVRO COM EDITOR

Gutmann JL, Witherspoon DE. Obturation of the cleaned and shaped root canal system. In: Cohen S, Burns R, editores. Pathways of the Pulp. 11th ed. Saint Louis; 2004. p. 293-364.

 

DISSERTAÇÃO, TESE E TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Silva FR. Penetração e remoção de hidróxido de cálcio dos túbulos dentinários: análise in vitro com microscopia confocal [Tese]. Piracicaba - Brasil: Faculdade de Odontologia de Piracicaba, 2016.

 

FORMATO ELETRÔNICO

Laroque MB, Fassa AG, Castilhos, ED. Avaliação da atenção secundária em saúde bucal do Centro de Especialidades Odontológicas de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2012-2013. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, 24(3):421-430, jul-set 2015 [Acesso 18 jun 2016]. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ress/v24n3/2237-9622-ress-24-03-00421.pdf

 

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.