Comunicação, consumo e cidadania

a construção da identidade a partir das narrativas de artesãs do Blog Elo 7

  • Julliana Biscaia

Resumo

A partir dos eixos da comunicação, consumo e cidadania, este artigo busca analisar as formações identitárias oriundas do trabalho artesanal, a partir das narrativas de trabalho de duas artesãs, que apresentam suas histórias no blog Elo7. O blog é voltado para pessoas que realizam atividades artesanais e possui um espaço para que elas apresentem depoimentos sobre suas trajetórias de vidas relacionadas ao trabalho. Nossa análise está centrada nas histórias de vida articuladas à formação da identidade e no entendimento da linguagem do consumo como responsável pelo agenciamento dos significados. Este trabalho foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas e se ancora em autores como Don Slater, Jean Baudrillard, Jesús Martín-Barbero, Márcia Perencin Tondato, Nestor García-Canclini, Karl Marx e Vander Casaqui.
Publicado
2018-12-04
Como Citar
BISCAIA, Julliana. Comunicação, consumo e cidadania. Uniuv em Revista, [S.l.], v. 16, n. 1, dez. 2018. ISSN 2595-346X. Disponível em: <https://periodicos.uniuv.edu.br/uniuvemrevista/article/view/419>. Acesso em: 15 out. 2019.
Seção
Artigos