Comunicação, consumo e cidadania
a construção da identidade a partir das narrativas de artesãs do Blog Elo 7
Palavras-chave:
Comunicação e consumo, Cidadania, Formação identitária, Trabalho artesanalResumo
A partir dos eixos da comunicação, consumo e cidadania, este artigo busca analisar as formações identitárias oriundas do trabalho artesanal, a partir das narrativas de trabalho de duas artesãs, que apresentam suas histórias no blog Elo7. O blog é voltado para pessoas que realizam atividades artesanais e possui um espaço para que elas apresentem depoimentos sobre suas trajetórias de vidas relacionadas ao trabalho. Nossa análise está centrada nas histórias de vida articuladas à formação da identidade e no entendimento da linguagem do consumo como responsável pelo agenciamento dos significados. Este trabalho foi realizado a partir de pesquisas bibliográficas e se ancora em autores como Don Slater, Jean Baudrillard, Jesús Martín-Barbero, Márcia Perencin Tondato, Nestor García-Canclini, Karl Marx e Vander Casaqui.
Publicado
Versões
- 2018-12-04 (1)
- 2018-12-04 (1)
Edição
Seção
Ao encaminhar textos à Uniuv em Revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação da obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Uniuv em Revista está sob a Licença Creative Commons