Experiências de professores egressos do Projeto Mão Amiga – Capes/PIBID

contribuições na formação e na prática docente na Educação Básica

  • Tania Corosque
  • Kelen dos Santos Junges

Resumo

O artigo versa sobre a formação de professores e a prática docente na Educação Básica. Tem como objetivo analisar a contribuição da participação no Projeto Mão Amiga – Capes/PIBID na prática docente de professores da educação básica, bolsistas egressos do subprojeto do Curso de Pedagogia. O referido Projeto faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sendo financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e ofertado pelo Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Estado do Paraná, campus de União da Vitória/PR. No estudo evidencia-se a maneira como o supracitado projeto auxilia no processo de formação docente, e consequentemente, na prática docente na Educação Básica dos professores pesquisados. A metodologia adotada é qualitativa de cunho bibliográfico com apoio de pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica comporta estudo da literatura pertinente. A pesquisa de campo teve como instrumento de coleta de dados um questionário semiestruturado, contendo questões abertas e fechadas. A população da pesquisa constitui-se por 11 acadêmicos bolsistas egressos do Projeto Mão Amiga - Capes/PIBID, que ora atuam como docentes na educação básica. Destacam-se como aspectos contributivos apresentados pelos professores pesquisados como participantes do Projeto a experiência com o manejo de sala de aula; a articulação entre a teoria e a prática; o trabalho em equipe; aprender a fazer um planejamento; a aprendizagem de metodologias diferenciadas como a ludicidade. Considera-se que o referido Projeto representa um elo entre o processo de formação inicial e a profissão docente.
Publicado
2018-12-04
Como Citar
COROSQUE, Tania; JUNGES, Kelen dos Santos. Experiências de professores egressos do Projeto Mão Amiga – Capes/PIBID. Uniuv em Revista, [S.l.], v. 16, n. 1, dez. 2018. ISSN 2595-346X. Disponível em: <https://periodicos.uniuv.edu.br/uniuvemrevista/article/view/420>. Acesso em: 15 out. 2019.
Seção
Artigos