Aperfeiçoamento da profissão docente: um estudo sobre a reestruturação do habitus docente e ampliação do capital cultural das supervisoras do PIBID
Palavras-chave:
Habitus docente, Capital cultural, Bourdieu, PIBIDResumo
Este trabalho discute o aperfeiçoamento da profissão de professores da Educação Básica que atuam como supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Diante das novas demandas do mundo contemporâneo, tornam imprescindível a revisão dos paradigmas de formação dos profissionais docentes, tendo como pressupostos, estimular e promover ações que fortaleçam processos de mudança no interior das instituições formadoras. O objetivo do trabalho foi compreender por quais meios o Pibid contribui na reestruturação do habitus docente e na ampliação do capital cultural das professoras supervisoras participantes do programa, por entender que tais elementos fazem parte do PIBID, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento da profissão docente. Os dados foram coletados por meio das vivências, reuniões, e outros momentos de convívio da autora, como coordenadora do programa no curso de Pedagogia da Unespar. A análise dos dados foi subsidiada pelos estudos de Pierre Bourdieu e apontou que o programa de iniciação à docência proporciona a interação profícua de diferentes saberes sobre a docência, aproximando alunos das licenciaturas, professores em exercício na educação básica e formadores de professores, lotados nas instituições de ensino superior, encurtando a distância existente entre Educação Básica e Ensino Superior. Considera-se, por fim, que essa nova cultura educacional, que se pretende alcançar com o programa de iniciação à docência, particularidade vivida e experimentada pelos agentes sociais envolvidos com o programa, pode tecer a reconstrução do habitus docente e ampliação do capital cultural das supervisoras do PIBID, ambos elementos em constante adaptação aos estímulos do mundo social.
Publicado
Versões
- 2018-12-04 (1)
- 2018-12-04 (1)
Edição
Seção
Ao encaminhar textos à Uniuv em Revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação da obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Uniuv em Revista está sob a Licença Creative Commons