Aperfeiçoamento da profissão docente: um estudo sobre a reestruturação do habitus docente e ampliação do capital cultural das supervisoras do PIBID

  • Grasiela Pereira da Silva de Castilhos

Resumo

Este trabalho discute o aperfeiçoamento da profissão de professores da Educação Básica que atuam como supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Diante das novas demandas do mundo contemporâneo, tornam imprescindível a revisão dos paradigmas de formação dos profissionais docentes, tendo como pressupostos, estimular e promover ações que fortaleçam processos de mudança no interior das instituições formadoras. O objetivo do trabalho foi compreender por quais meios o Pibid contribui na reestruturação do habitus docente e na ampliação do capital cultural das professoras supervisoras participantes do programa, por entender que tais elementos fazem parte do PIBID, com vistas a contribuir para o aperfeiçoamento da profissão docente. Os dados foram coletados por meio das vivências, reuniões, e outros momentos de convívio da autora, como coordenadora do programa no curso de Pedagogia da Unespar. A análise dos dados foi subsidiada pelos estudos de Pierre Bourdieu e apontou que o programa de iniciação à docência proporciona a interação profícua de diferentes saberes sobre a docência, aproximando alunos das licenciaturas, professores em exercício na educação básica e formadores de professores, lotados nas instituições de ensino superior, encurtando a distância existente entre Educação Básica e Ensino Superior. Considera-se, por fim, que essa nova cultura educacional, que se pretende alcançar com o programa de iniciação à docência, particularidade vivida e experimentada pelos agentes sociais envolvidos com o programa, pode tecer a reconstrução do habitus docente e ampliação do capital cultural das supervisoras do PIBID, ambos elementos em constante adaptação aos estímulos do mundo social.
Publicado
2018-12-04
Como Citar
DE CASTILHOS, Grasiela Pereira da Silva. Aperfeiçoamento da profissão docente: um estudo sobre a reestruturação do habitus docente e ampliação do capital cultural das supervisoras do PIBID. Uniuv em Revista, [S.l.], v. 16, n. 1, dez. 2018. ISSN 2595-346X. Disponível em: <https://periodicos.uniuv.edu.br/uniuvemrevista/article/view/422>. Acesso em: 15 out. 2019.
Seção
Artigos