Aprendizagem baseada em problemas na universidade

uma metodologia inovadora

  • Simone Santos Junges

Resumo

É exigido do processo educativo, em especial da universidade, que acompanhe o atual contexto social e globalizado, que implica no professor em sala de aula trabalhar na dinamização dos conteúdos, na orientação para a produção do conhecimento, na seleção de recursos e metodologias adequadas de modo a formar o profissional para atuar nesta realidade. Partindo deste pressuposto, o presente texto tem como objetivo apresentar a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) como uma metodologia inovadora para a prática pedagógica docente universitária. Baseado em pesquisa teórico-bibliográfica, em autores como Dutch, Groh e Allen (2001), Savin-Baden e Major (2004), Ribeiro (2008) e Villela (2006), o estudo delineia que a ABP é uma metodologia de ensino que favorece a aprendizagem significativa, pois envolve o aluno de tal forma que ele se sente responsável por sua aprendizagem. Além disso, considera-se que a ABP é uma metodologia de ensino capaz de fomentar a aprendizagem tanto das habilidades intelectuais quanto das atitudes e valores com sua dinâmica de trabalho.
Publicado
2018-12-04
Como Citar
JUNGES, Simone Santos. Aprendizagem baseada em problemas na universidade. Uniuv em Revista, [S.l.], v. 16, n. 1, dez. 2018. ISSN 2595-346X. Disponível em: <https://periodicos.uniuv.edu.br/uniuvemrevista/article/view/423>. Acesso em: 15 out. 2019.
Seção
Artigos