A sociedade em rede e o curso de licenciatura em computação na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/COLÍDER)

  • Egeslaine de Nez
  • Maria Helena Coimbra

Resumo

O modo como a sociedade contemporânea se comunica se transformou com o auxílio da internet e das tecnologias da informação. Os grupos se organizam em redes virtuais, nas quais o tempo e o espaço geográfico deixam de ser barreira para a interação entre os indivíduos. Esta investigação teve como objetivo identificar e analisar a importância do conceito da sociedade em rede no curso de Licenciatura em Computação, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colíder/MT), buscando perceber sua presença nas disciplinas. Os procedimentos metodológicos foram pesquisa bibliográfica e documental. Como instrumento de coleta de dados, optou-se por questionários estruturados que foram analisados quali/quantitativamente. Por meio desta pesquisa, foi possível identificar que não existe uma disciplina que aborde claramente o tema sociedade em rede nas ementas. O conteúdo aparece de forma oculta e transversal. Essa abordagem subjacente sugere uma disciplina que discuta o assunto de forma mais clara e objetiva, pois se trata de uma graduação na área das tecnologias. Os dados coletados permitiram compreender que as interações entre os acadêmicos e professores por meio das redes auxiliam na formação, porém a veracidade das informações é o fator que traz mais dificuldades no ambiente virtual. De fato, as interações proporcionadas por essa nova conjuntura social merecem um olhar criterioso no curso de Licenciatura em Computação. Dessa forma, o licenciado poderá compreender a importância desse tema e disseminar no ambiente escolar as possibilidades educacionais presente na rede.
Publicado
2018-12-04
Como Citar
DE NEZ, Egeslaine; COIMBRA, Maria Helena. A sociedade em rede e o curso de licenciatura em computação na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/COLÍDER). Uniuv em Revista, [S.l.], v. 16, n. 1, dez. 2018. ISSN 2595-346X. Disponível em: <https://periodicos.uniuv.edu.br/uniuvemrevista/article/view/428>. Acesso em: 15 out. 2019.
Seção
Artigos