A sociedade em rede e o curso de licenciatura em computação na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/COLÍDER)

Autores

  • Egeslaine de Nez
  • Maria Helena Coimbra

Palavras-chave:

Sociedade em rede, Tecnologias, Conhecimento, Informação

Resumo

O modo como a sociedade contemporânea se comunica se transformou com o auxílio da internet e das tecnologias da informação. Os grupos se organizam em redes virtuais, nas quais o tempo e o espaço geográfico deixam de ser barreira para a interação entre os indivíduos. Esta investigação teve como objetivo identificar e analisar a importância do conceito da sociedade em rede no curso de Licenciatura em Computação, na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colíder/MT), buscando perceber sua presença nas disciplinas. Os procedimentos metodológicos foram pesquisa bibliográfica e documental. Como instrumento de coleta de dados, optou-se por questionários estruturados que foram analisados quali/quantitativamente. Por meio desta pesquisa, foi possível identificar que não existe uma disciplina que aborde claramente o tema sociedade em rede nas ementas. O conteúdo aparece de forma oculta e transversal. Essa abordagem subjacente sugere uma disciplina que discuta o assunto de forma mais clara e objetiva, pois se trata de uma graduação na área das tecnologias. Os dados coletados permitiram compreender que as interações entre os acadêmicos e professores por meio das redes auxiliam na formação, porém a veracidade das informações é o fator que traz mais dificuldades no ambiente virtual. De fato, as interações proporcionadas por essa nova conjuntura social merecem um olhar criterioso no curso de Licenciatura em Computação. Dessa forma, o licenciado poderá compreender a importância desse tema e disseminar no ambiente escolar as possibilidades educacionais presente na rede.

Publicado

2018-12-04 — Atualizado em 2018-12-04

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Artigos