Assessoria de imprensa na era digital

o release e o relacionamento com a mídia sob a ótica dos editores online

Autores

  • Ana Cristina Araújo Bostelmam

Palavras-chave:

Assessoria da Imprensa, Release, Veículos online, Relacionamento com a mídia

Resumo

Ao enviar um release para os veículos de comunicação, a assessoria de imprensa, além de não ter certeza da sua aceitação em relação à sugestão de pauta, às vezes, nem sabe se o release despertou interesse do editor. Ainda, práticas consideradas comuns na assessoria de imprensa são vistas com uma nova postura profissional por parte dos editores e repórteres de veículos online. Por isso, o presente artigo pretende iniciar um estudo referente as transformações das assessorias de imprensa em relação aos processos produtivos do jornalista que atua nessa área e também a relação deles com os editores de veículos de comunicação online. Mais que isso, a proposta é descobrir como está o produto da assessoria de imprensa chamado ‘release’ sob a ótica dos editores de jornais, sites e/ou blogs online e o relacionamento entre assessoria e editores. A proposta é esboçar algumas análises em relação ao cenário atual da assessoria de imprensa e também a forma de escrever releases. Para isso, uma pesquisa quantitativa foi realizada com 54 profissionais que atuam nas redações online. O resultado são respostas aos assessores de imprensa em relação a sua prática com o release e seu relacionamento com os editores.

Publicado

2018-12-04 — Atualizado em 2018-12-04

Versões

Edição

Seção

Artigos