Array Assessoria de imprensa na era digital
o release e o relacionamento com a mídia sob a ótica dos editores online
Resumo
Ao enviar um release para os veículos de comunicação, a assessoria de imprensa, além de não ter certeza da sua aceitação em relação à sugestão de pauta, às vezes, nem sabe se o release despertou interesse do editor. Ainda, práticas consideradas comuns na assessoria de imprensa são vistas com uma nova postura profissional por parte dos editores e repórteres de veículos online. Por isso, o presente artigo pretende iniciar um estudo referente as transformações das assessorias de imprensa em relação aos processos produtivos do jornalista que atua nessa área e também a relação deles com os editores de veículos de comunicação online. Mais que isso, a proposta é descobrir como está o produto da assessoria de imprensa chamado ‘release’ sob a ótica dos editores de jornais, sites e/ou blogs online e o relacionamento entre assessoria e editores. A proposta é esboçar algumas análises em relação ao cenário atual da assessoria de imprensa e também a forma de escrever releases. Para isso, uma pesquisa quantitativa foi realizada com 54 profissionais que atuam nas redações online. O resultado são respostas aos assessores de imprensa em relação a sua prática com o release e seu relacionamento com os editores.
Publicado
Versões
- 2018-12-04 (1)
- 2018-12-04 (1)
Edição
Seção
Ao encaminhar textos à Uniuv em Revista, o autor estará cedendo integralmente seus direitos patrimoniais da obra à publicação, permanecendo detentor de seus direitos morais (autoria e identificação da obra), conforme estabelece a legislação específica. O trabalho publicado é considerado colaboração e, portanto, o autor não receberá qualquer remuneração para tal, bem como nada lhe será cobrado em troca para a publicação. Os textos são de responsabilidade de seus autores. Citações e transcrições são permitidas mediante menção das fontes.
Uniuv em Revista está sob a Licença Creative Commons